DEMING, W. Edwards (1900-1994).

Nasceu em Sioux City, Iowa, nos Estados Unidos. Formou-se em Engenharia Eletrônica na Universidade de Wyoming e doutorou-se em Matemática Aplicada à Física em Yale. Trabalhou no Department of Agriculture, em Washington e foi o responsável pela análise estatística do censo dos Estados Unidos de 1939.

Na Segunda Guerra Mundial aplicou a estatística à melhoria da qualidade da produção dos Estados Unidos e, em 1945, era professor de Estatística na Universidade de Nova Iorque. Ao visitar o Japão, ficou encarregado de reestruturar a indústria local por meio da realização de palestras que abordavam o tema do controle da qualidade.

Houve receptividade por parte do público japonês, tanto que, como reconhecimento pela sua contribuição à indústria japonesa, em 1951, a União dos Cientistas e Engenheiros Japoneses instituiu um premio que levava o sobrenome do engenheiro, o Premio Deming. Sua importância foi tão grande para o desenvolvimento da economia japonesa no pós-guerra que, em 1960, o imperador lhe conferiu a Medalha da Segunda Ordem do Tesouro Sagrado.

É interessante destacar que os japoneses notaram a importância do controle da qualidade antes dos americanos. Somente quarenta anos depois, no final dos anos 80 foi criado o prêmio de qualidade Malcolm Baldrige. Diante da ameaça da indústria japonesa, os ocidentais deram-se conta da necessidade da gestão da qualidade.

A obra inicial de Deming tomou a forma de conferências e artigos. Sua amadurecida filosofia e enfoque na qualidade são encontrados em dois livros: “Saia da Crise” (1986) e “A nova economia para a indústria, o governo e educação” (1993).

Veja também Plano Deming.

Retornar ao Glossário