Verbete: Dezembro / 2007.

Mississippi Bubble (Bolha do Mississipi)

Dicionário de Economia do Século XXI.

O resultado final e desastroso de uma série de investimentos especulativos de John Law (1671-1729),
um financista escocês que, respaldado pelo governo francês, do qual chegou a ser ministro das Finanças, fundou a Compagnie de la Louisiane et de l’Occident, mais conhecida como do Mississípi.

Adepto da emissão do papel-moeda, Law obteve do governo francês a primeira licença (franquia) para fundar em Paris a primeira instituição financeira do país, o Banque Générale. Este banco tinha poderes para emitir notas (papel-moeda) resgatáveis em metal precioso pelo peso estampado como seu valor de face. Quando o governo francês passou a aceitar esse papel-moeda para o pagamento de impostos, as taxas de juros baixaram e o papel-moeda ganhou grande credibilidade, admitindo até um pequeno prêmio. Obtendo a confiança do regente, Law conseguiu o controle do território da Louisiania (na época dominada pelos franceses) para fins de comércio e colonização.

A companhia, conhecida como Companhia do Mississípi, depois de sua falência passou a ser chamada de Mississippi Bubble (Bolha do Mississípi). Entre 1718 e 1720, o Banque Générale foi rebatizado como Banque Royale e fundiu-se com a Companhia do Mississípi, sendo Law ministro das Finanças do país. Devido ao excesso de emissão de papel-moeda (Law confiou na credibilidade obtida anteriormente e na rentabilidade aparente das ações da Companhia do Mississípi, mas muito além das reservas metálicas que lhes serviam de lastro), a Companhia faliu. Houve um período de desenfreada inflação e John Law foi obrigado a fugir do país.

Veja também: Bolhas Especulativas; Conversibilidade; Hiperinflação.