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jul 12 2009

Axiomas da Preferência

Dicionário de Economia do Século XXI.

Na Teoria da Demanda (do consumidor), parte-se do pressuposto de que os consumidores agem racionalmente e de acordo com axiomas os quais, combinados, constituem uma teoria (verificável) do comportamento do consumidor. Esses axiomas (da preferência), decorrentes da análise de curvas de indiferença, são basicamente os seguintes:

1) axioma da completness, o qual tão-somente assinala que o consumidor é capaz de indicar todas as combinações possíveis de bens de acordo com suas preferências;

2) axioma da transitividade, o qual assinala que se uma combinação de bens Y é preferível a outra combinação X, e X, por sua vez, é preferível a Z, então, por transitividade, Y é preferível a Z. A violação (negação) deste axioma seria indicador de irracionalidade, ou uma situação de paradoxo, como acontece na prova desenvolvida por Maurice Allais (veja Paradoxo de Allais);

3) axioma da seleção, o qual simplesmente assinala que o consumidor busca sempre seu estado de maior preferência (os axiomas 1 e 3 são considerados axiomas de racionalidade, enquanto os demais são denominados axiomas de comportamento);

4) axioma da dominância, o qual estabelece que os consumidores preferirão mais e não menos bens disponíveis. Este axioma é também conhecido como o axioma da “ganância ou avidez”, da não-saciedade ou da monotonicidade;

5) axioma da continuidade, o qual afirma que existe um conjunto de pontos que forma um limite (ou uma curva de indiferença), que constitui uma linha divisória separando as combinações preferidas daquelas rejeitadas, ou melhor, que uma curva de indiferença apresenta um formato linear e não de uma nuvem de pontos ou de um borrão;

6) axioma da convexidade, o qual afirma que a curva de indiferença é convexa em relação à origem.

Veja também: Curva de Indiferença; Paradoxo de Allais.