Paulo Sandroni

Detalhes do autor

Nome: Paulo Sandroni
Data de registro: 01/09/2011

Biografia

Paulo Sandroni (São Paulo, 1939) é um economista brasileiro. Graduado pela FEA-USP em 1964, é mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Entre 1965 e 1969, foi professor da Faculdade de Economia da PUC-SP e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro. No início dos anos 1970, trabalhou na Universidade do Chile e na Universidade de Los Andes, em Bogotá. Atualmente é professor da Escola de Administração de Empresas , da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e da Faculdade de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É fellow do Lincoln Institute of Land Policy, um think tank de Cambridge (Massachusetts) que se dedica a questões relacionadas com a tributação, uso e regulação do solo.

Últimos Posts

  1. Ciudades Compactas, cambios en la zonificación, aumento de densidades, costos de los servicios públicos y captura de plus valías: la revisión del POT en São Paulo — 18/09/2023
  2. Cepacs: Leilão 2019 – Operação Urbana Faria Lima – São Paulo — 21/01/2020
  3. Riqueza concentrada, desequilíbrio fiscal e a retomada do crescimento — 31/10/2019
  4. Imposto, um bom investimento? — 04/10/2018
  5. Crescimento Urbano, Receitas da Outorga Onerosa do Direito de Construir (OODC) — 20/02/2018

Listas de posts do autor

set 18 2023

Ciudades Compactas, cambios en la zonificación, aumento de densidades, costos de los servicios públicos y captura de plus valías: la revisión del POT en São Paulo

Resumen La recién aprobada revision del POT de São Paulo promueve la expansión de areas donde se incrementa la densificación aumentando el Coeficiente de Aprovechamento Máximo y eliminando restricciones de gabarito en areas proximas de los ejes de transporte publico (buses, trenes y metro). Examino en este texto como tales cambios proporcionan valores más bajos …

Continue lendo »

jan 21 2020

Cepacs: Leilão 2019 – Operação Urbana Faria Lima – São Paulo

Cepacs: considerações sobre o leilão de dezembro de 2019 na Operação Urbana Faria Lima em São Paulo O leilão de Cepacs realizado em dezembro de 2019 na Operação Urbana Faria Lima rendeu à Prefeitura mais de 1,6 bilhão de reais (1). Cerca de 16 empresas imobiliárias pagaram R$ 17.601 por cada um dos 93 mil …

Continue lendo »

out 31 2019

Riqueza concentrada, desequilíbrio fiscal e a retomada do crescimento

“No socialismo se distribui bem o que se produz mal; no capitalismo é exatamente o contrário”. Como todo lugar comum o anterior carrega boa dose de verdade: no capitalismo a riqueza material se expande mas deságua nas mãos de poucos. A riqueza acumulada individualmente se traduz na aquisição de imóveis – rurais e urbanos – …

Continue lendo »

out 04 2018

Imposto, um bom investimento?

A crise fiscal brasileira é tão grave que para evitar um desastre o próximo governo deverá realizar operação dolorosa: reduzir despesas e aumentar  receitas. Objetivo: eliminar o déficit primário estimado em R$159 bilhões que alimenta a dívida pública. Se esta crescer em taxa inferior à do  PIB a confiança dos investidores retornará.  Os  investimentos aumentarão …

Continue lendo »

fev 20 2018

Crescimento Urbano, Receitas da Outorga Onerosa do Direito de Construir (OODC)

Crescimento Urbano, Receitas da Outorga Onerosa do Direito de Construir (OODC), e impacto sobre a arrecadação do IPTU na Cidade de São Paulo entre 1995 e 2015: os coeficientes de Produtividade e Fertilidade Tributária, e o índice de Ociosidade Territorial.   Introdução   O crescimento da área construída nas cidades  geralmente demanda a implantação de …

Continue lendo »

jun 30 2017

O Ensurdecedor Silêncio das Ruas

Muitos têm afirmado que a economia se descolou da política. A primeira, caracterizada por inflação abaixo do piso, desemprego em queda, o PIB saindo da toca, Bolsa de Valores ultrapassando os 75.000 pontos e o dólar bem-comportado contrasta com a segunda que naufraga na instabilidade causada pelas acusações de corrupção contra o Presidente da República …

Continue lendo »

jun 21 2017

O Tripé da governabilidade e a retomada do crescimento econômico

Todos os governos nacionais eleitos a partir de 1989 apoiaram-se no tripé: Congresso (parlamentares), Donos do Pib (Empresários) e Ruas (Povo e movimentos sociais). No passado, o tripé era constituído pelo Exército, a Marinha e a Aeronautica. Hoje, embora consultadas o protagonismo das Forças Armadas é reduzido, e fato relevante: conhecemos mais os nomes dos …

Continue lendo »

fev 08 2017

Paradoxos e Incertezas da Retomada do Crescimento Econômico

A atual política econômica não é farinha do mesmo saco da proposta por Joaquim Levy nomeado para a Fazenda – a contra gosto é verdade – pela ex-presidente Dilma Roussef. Mas é farinha do mesmo moinho. Existem diferenças? Sim, algumas: Levy queria arrecadar mais aumentando impostos tipo CPMF; além disso, o déficit era uma metamorfose …

Continue lendo »

set 23 2016

Os Flautistas e as Quatro Taxas do Apocalipse

Existem flautistas que executam seu instrumento com as narinas. É difícil, admirável até, mas o repertorio é limitado. Partituras mais complexas exigem o retorno á forma tradicional de tocar. É o caso da atual política econômica. Pretendendo garantir o emprego e baixa inflação – grandes cabos eleitorais – o governo provocou um desarranjo entre quatro …

Continue lendo »

set 06 2016

Corujas não caçam morcegos ao meio-dia!

Descomunal equívoco – para dizer o mínimo – é a narrativa que alguns economistas ex conselheiros da ex-Presidente tentam elaborar para salvar-lhe a alma, e a deles também. A prosa enganosa consiste em afirmar que ao invés de pedaladas fiscais o que a Presidente praticou, em 2015, foi uma política de intensa redução de gastos, …

Continue lendo »

Posts mais antigos «