«

»

ago 12 2009

Modelo Lewis-Fei-Ranis

Dicionário de Economia do Século XXI.

Um modelo de desemprego em países em desenvolvimento elaborado por Arthur Lewis entre 1954 e 1958 e formalizado por Fei e Ranis em 1964. O modelo destaca a necessidade de distinguir o setor agrícola do industrial numa economia dualista, isto é, caracterizada pela separação entre os dois setores, por diferenças acentuadas na forma de produção entre eles (capitalistas e pré-capitalistas) e pelos fluxos migratórios entre ambos.

O setor agrícola é considerado operando em nível de subsistência. Possui excedentes de mão-de-obra que se deslocam gradualmente para o setor moderno (indústria). O grau de absorção dessa mão-de-obra depende da taxa de acumulação de capital na indústria e, portanto, dos seus níveis de lucro, os quais são por hipótese reinvestidos. Lewis considerava originalmente o nível de salários na indústria constante em sua relação com os níveis de renda de subsistência existentes na agricultura.

O pleno emprego seria alcançado quando todo o excedente da agricultura fosse assimilado pela indústria. Este modelo contribuiupara o desenvolvimento dos estudos sobre as relações entre campo e cidade ou agricultura e indústria nas economias em desenvolvimento. No entanto, a evidência empírica dos países em desenvolvimento contestou dois dos pressupostos do modelo:

1) o desemprego é relativamente pequeno nas áreas rurais e elevado nas áreas industriais;

2) os salários industriais, ao contrário de se manter constantes, aumentam se comparados com os níveis de renda existentes na agricultura.

Veja também: Modelos Econômicos.