«

»

fev 28 2008

Ciclo de Crescimento de Goodwin

Modelo de crescimento econômico desenvolvido por Richard Goodwin, baseado no modelo Predador-Presa¬, de Lotka-Volterra. Esse ciclo de crescimento seria uma transposição para a economia do processo de equilíbrio entre um predador (lince) e sua presa (lebre). Se o número de predadores aumenta (cresci¬mento da espécie), o de presas diminui e, em determinado ponto o crescimento inicial termina dando lugar a uma redução do número de linces (o crescimento diminui), o que permite que o número de lebres aumente, permitindo o reinício do crescimento do número de linces, e assim sucessivamente.

No ciclo de crescimento de Goodwin, existem duas classes antagônicas os trabalhadores e os capitalistas. Contudo, ao contrário do enfoque marxista da exploração dos primeiros pelos segundos, são os trabalhadores que representam o predador.

As exigências salariais atendidas numa conjuntura de crescimento econômico aumentariam a participação dos trabalhadores na renda nacional, reduzindo o estímulo ao inves¬timento e, portanto, a renda nacional com a conseqüente queda nos salários. A concepção de ciclo de crescimento de Goodwin talvez seja muito regular para refletir com precisão os movimentos empíricos das economias concretas.

Veja também: Lotka, Alfred; Modelo Predador-Presa; Volterra, Vito.

Dicionário de Economia do Século XXI.